Introdução
Tenho andado a ponderar algumas ideias sobre o que fazer com o espaço nulo onde costumava estar o meu pneu sobresselente. Decidi-me por um depósito auxiliar para caber lá, uma vez que queria mais autonomia do Xterra sem a necessidade de encher bidões de combustível. Um depósito de origem no Xterra tem 21 galões (78L). Esta configuração permite-me transportar mais 19 galões (70L). Não é bem um segundo depósito cheio, mas quase!
Esboço aproximado de como o sobresselente ficava na traseira:
Vista de onde o sobresselente costumava estar:
Vista das nossas mangueiras de enchimento e ventilação de origem para referência:
Vista de dentro da localização do pneu sobresselente, evaporação à esquerda, mangueira de enchimento no meio, ventilação à direita:
Ventilação à esquerda, mangueira de enchimento no meio, evaporação à direita:
Problemas resolvidos
1. Escolher um depósito de combustível.
2. Como encher o depósito auxiliar.
3. Como transferir combustível do depósito auxiliar para o depósito principal.
4. O que fazer com o sistema de evaporação.
5. Fabricar um método de montagem para o depósito.
1. Escolher um depósito de combustível
A maioria dos depósitos aftermarket requer o uso de uma bomba de combustível elétrica e uma unidade emissora e tem de os instalar você mesmo. Sem mencionar que muitos dos depósitos aftermarket são muito quadrados e não têm a configuração certa, e são caros. Pensei, porque não arranjar um depósito de estilo OEM com uma bomba de combustível feita para ele. O depósito escolhido para este projeto foi um depósito de 19 galões (70L) de um Chevy Blazer de 2002. As dimensões são 33" X 22" X 10 1/2". Exemplo aqui.
2. Encher os depósitos
Decidi que a forma mais simples é encher ambos os depósitos de uma vez através de um encaixe divisor. Ao abastecer num posto de combustível, ambos os depósitos são enchidos de uma vez. Embora fosse bom isolar ambos os depósitos, em termos de dinheiro não fazia sentido para mim. O depósito auxiliar está localizado um pouco mais alto do que o depósito OEM, pelo que o depósito OEM encher-se-á primeiro.
Diagrama:
Divisor bruto (ou "y") encaixe:
3. Transferir combustível
O combustível do depósito auxiliar será transferido para o depósito OEM através de uma bomba. A bomba OEM do Blazer do depósito auxiliar será ligada através de um interruptor para iniciar a transferência.
Aqui está a configuração na cabine (ignore o orifício de perfuração):
Este medidor Autometer escurece quando os faróis estão ligados e pisca quando o combustível é inferior a 10%. Este foi o único local que restou para o montar que não tinha reforço estrutural (muitas vezes metal) por trás e eu não queria um suporte de medidor no painel. Terá de desligar o interruptor quando o medidor estiver a 0% (ou mais cedo, se quiser). Atualmente, a bomba do Blazer demora aproximadamente 20-30 minutos a esvaziar totalmente o combustível auxiliar para o depósito OEM.
Se olhar acima para o gargalo de enchimento de origem e agora para esta imagem, notará que a ventilação de 5/8" para o depósito auxiliar foi adicionada:
A gola é essencialmente um funil com outro funil esmagado à volta, sendo a parte interior para combustível e a exterior para os fumos ventilados. O encaixe da mangueira para o depósito auxiliar teve de ser (cuidadosamente) soldado à parte exterior desta gola, de forma semelhante à linha de ventilação OEM. O gargalo de enchimento tem de ser puxado para fazer isto, e é provavelmente a parte mais difícil, uma vez que o metal é fino e mais difícil de soldar. Esteja ciente disto.
Diagrama da gola:
Aqui está uma foto do encaixe "y" que divide o gargalo de enchimento para cada depósito:
A linha da bomba de combustível do depósito auxiliar é ligada ao lado do depósito OEM do divisor. Se o depósito OEM estiver cheio e a bomba do depósito auxiliar estiver ligada, o combustível voltará para o depósito auxiliar. A linha de 5/8" vai diretamente para a ligação de ventilação do depósito auxiliar. Uma vez que o depósito auxiliar utiliza um enchimento de 2", foi feito um aumento de 1" para 2".
Outro ângulo mostrando a linha da bomba de combustível no lado do depósito OEM do divisor:
4. Linha de evaporação
Com esta configuração, o sistema de evaporação não é tocado. O sistema de evaporação Xterra utiliza uma válvula de paragem mecânica que só funciona quando o depósito OEM está entre 1/4 e 3/4 cheio. Os testes no depósito principal resultaram em nenhum combustível a passar por esta válvula de paragem quando o depósito OEM foi enchido até ao topo. Por isso, a boa notícia é que não há necessidade de fazer nada, incluindo instalar qualquer evaporação para o depósito auxiliar. Notará nas imagens acima que as linhas foram movidas um pouco, mas não foram modificadas.
5. Montagem do depósito
A montagem do depósito foi conseguida através de uma gaiola de montagem e é totalmente aparafusada, exceto para duas placas de montagem soldadas. A barra transversal para o guincho do pneu sobresselente foi removida. As placas de montagem foram soldadas à calha transversal interior para a gaiola aparafusar. Além disso, a gaiola aparafusa na mesma localização que o para-choques traseiro, reutilizando os dois parafusos mais interiores, creio.
Aqui está uma imagem da gaiola na sua infância, juntamente com uma proteção de alumínio e um escudo térmico:
Aqui está como o depósito real é aparafusado:
A proteção pode ser removida separadamente da gaiola e fica a cerca de 0,5-1" de distância do depósito (o depósito não tem uma forma perfeita). Imagem:
Depósito com proteção instalada:
Números de peças e preços (em CAD):
Depósito de combustível: GM18D, $201.27
Módulo de combustível: SP414M, $396.48
Conjunto de correias para o depósito: ST122, $81.21
Medidor digital de combustível Autometer: 6310, $129.46
17 horas de mão de obra e diversos (fiação, porcas/parafusos, tinta, varetas de soldadura, etc.) $2992 CAD.
Total: ~$3800 CAD = ~$2858 USD
Se alguém estivesse disposto a replicar isto, tenho a certeza de que ficaria abaixo dos 2 mil USD porque haveria menos margem de lucro nas peças e grande parte dos testes e cálculos estão essencialmente feitos.
Tenho andado a ponderar algumas ideias sobre o que fazer com o espaço nulo onde costumava estar o meu pneu sobresselente. Decidi-me por um depósito auxiliar para caber lá, uma vez que queria mais autonomia do Xterra sem a necessidade de encher bidões de combustível. Um depósito de origem no Xterra tem 21 galões (78L). Esta configuração permite-me transportar mais 19 galões (70L). Não é bem um segundo depósito cheio, mas quase!
Esboço aproximado de como o sobresselente ficava na traseira:

Vista de onde o sobresselente costumava estar:

Vista das nossas mangueiras de enchimento e ventilação de origem para referência:


Vista de dentro da localização do pneu sobresselente, evaporação à esquerda, mangueira de enchimento no meio, ventilação à direita:

Ventilação à esquerda, mangueira de enchimento no meio, evaporação à direita:

Problemas resolvidos
1. Escolher um depósito de combustível.
2. Como encher o depósito auxiliar.
3. Como transferir combustível do depósito auxiliar para o depósito principal.
4. O que fazer com o sistema de evaporação.
5. Fabricar um método de montagem para o depósito.
1. Escolher um depósito de combustível
A maioria dos depósitos aftermarket requer o uso de uma bomba de combustível elétrica e uma unidade emissora e tem de os instalar você mesmo. Sem mencionar que muitos dos depósitos aftermarket são muito quadrados e não têm a configuração certa, e são caros. Pensei, porque não arranjar um depósito de estilo OEM com uma bomba de combustível feita para ele. O depósito escolhido para este projeto foi um depósito de 19 galões (70L) de um Chevy Blazer de 2002. As dimensões são 33" X 22" X 10 1/2". Exemplo aqui.
2. Encher os depósitos
Decidi que a forma mais simples é encher ambos os depósitos de uma vez através de um encaixe divisor. Ao abastecer num posto de combustível, ambos os depósitos são enchidos de uma vez. Embora fosse bom isolar ambos os depósitos, em termos de dinheiro não fazia sentido para mim. O depósito auxiliar está localizado um pouco mais alto do que o depósito OEM, pelo que o depósito OEM encher-se-á primeiro.
Diagrama:

Divisor bruto (ou "y") encaixe:

3. Transferir combustível
O combustível do depósito auxiliar será transferido para o depósito OEM através de uma bomba. A bomba OEM do Blazer do depósito auxiliar será ligada através de um interruptor para iniciar a transferência.
Aqui está a configuração na cabine (ignore o orifício de perfuração):

Este medidor Autometer escurece quando os faróis estão ligados e pisca quando o combustível é inferior a 10%. Este foi o único local que restou para o montar que não tinha reforço estrutural (muitas vezes metal) por trás e eu não queria um suporte de medidor no painel. Terá de desligar o interruptor quando o medidor estiver a 0% (ou mais cedo, se quiser). Atualmente, a bomba do Blazer demora aproximadamente 20-30 minutos a esvaziar totalmente o combustível auxiliar para o depósito OEM.
Se olhar acima para o gargalo de enchimento de origem e agora para esta imagem, notará que a ventilação de 5/8" para o depósito auxiliar foi adicionada:

A gola é essencialmente um funil com outro funil esmagado à volta, sendo a parte interior para combustível e a exterior para os fumos ventilados. O encaixe da mangueira para o depósito auxiliar teve de ser (cuidadosamente) soldado à parte exterior desta gola, de forma semelhante à linha de ventilação OEM. O gargalo de enchimento tem de ser puxado para fazer isto, e é provavelmente a parte mais difícil, uma vez que o metal é fino e mais difícil de soldar. Esteja ciente disto.
Diagrama da gola:

Aqui está uma foto do encaixe "y" que divide o gargalo de enchimento para cada depósito:

A linha da bomba de combustível do depósito auxiliar é ligada ao lado do depósito OEM do divisor. Se o depósito OEM estiver cheio e a bomba do depósito auxiliar estiver ligada, o combustível voltará para o depósito auxiliar. A linha de 5/8" vai diretamente para a ligação de ventilação do depósito auxiliar. Uma vez que o depósito auxiliar utiliza um enchimento de 2", foi feito um aumento de 1" para 2".
Outro ângulo mostrando a linha da bomba de combustível no lado do depósito OEM do divisor:

4. Linha de evaporação
Com esta configuração, o sistema de evaporação não é tocado. O sistema de evaporação Xterra utiliza uma válvula de paragem mecânica que só funciona quando o depósito OEM está entre 1/4 e 3/4 cheio. Os testes no depósito principal resultaram em nenhum combustível a passar por esta válvula de paragem quando o depósito OEM foi enchido até ao topo. Por isso, a boa notícia é que não há necessidade de fazer nada, incluindo instalar qualquer evaporação para o depósito auxiliar. Notará nas imagens acima que as linhas foram movidas um pouco, mas não foram modificadas.
5. Montagem do depósito
A montagem do depósito foi conseguida através de uma gaiola de montagem e é totalmente aparafusada, exceto para duas placas de montagem soldadas. A barra transversal para o guincho do pneu sobresselente foi removida. As placas de montagem foram soldadas à calha transversal interior para a gaiola aparafusar. Além disso, a gaiola aparafusa na mesma localização que o para-choques traseiro, reutilizando os dois parafusos mais interiores, creio.

Aqui está uma imagem da gaiola na sua infância, juntamente com uma proteção de alumínio e um escudo térmico:

Aqui está como o depósito real é aparafusado:


A proteção pode ser removida separadamente da gaiola e fica a cerca de 0,5-1" de distância do depósito (o depósito não tem uma forma perfeita). Imagem:

Depósito com proteção instalada:




Números de peças e preços (em CAD):
Depósito de combustível: GM18D, $201.27
Módulo de combustível: SP414M, $396.48
Conjunto de correias para o depósito: ST122, $81.21
Medidor digital de combustível Autometer: 6310, $129.46
17 horas de mão de obra e diversos (fiação, porcas/parafusos, tinta, varetas de soldadura, etc.) $2992 CAD.
Total: ~$3800 CAD = ~$2858 USD
Se alguém estivesse disposto a replicar isto, tenho a certeza de que ficaria abaixo dos 2 mil USD porque haveria menos margem de lucro nas peças e grande parte dos testes e cálculos estão essencialmente feitos.