Second Generation Nissan Xterra Forums banner

Instalação do Tanque de Gás Auxiliar: Concluída

71K views 138 replies 43 participants last post by  PhullD  
#1 · (Edited)
Introdução
Tenho andado a ponderar algumas ideias sobre o que fazer com o espaço nulo onde costumava estar o meu pneu sobresselente. Decidi-me por um depósito auxiliar para caber lá, uma vez que queria mais autonomia do Xterra sem a necessidade de encher bidões de combustível. Um depósito de origem no Xterra tem 21 galões (78L). Esta configuração permite-me transportar mais 19 galões (70L). Não é bem um segundo depósito cheio, mas quase!

Esboço aproximado de como o sobresselente ficava na traseira:
Image

Vista de onde o sobresselente costumava estar:
Image

Vista das nossas mangueiras de enchimento e ventilação de origem para referência:
Image

Image

Vista de dentro da localização do pneu sobresselente, evaporação à esquerda, mangueira de enchimento no meio, ventilação à direita:
Image

Ventilação à esquerda, mangueira de enchimento no meio, evaporação à direita:
Image

Problemas resolvidos
1. Escolher um depósito de combustível.
2. Como encher o depósito auxiliar.
3. Como transferir combustível do depósito auxiliar para o depósito principal.
4. O que fazer com o sistema de evaporação.
5. Fabricar um método de montagem para o depósito.

1. Escolher um depósito de combustível
A maioria dos depósitos aftermarket requer o uso de uma bomba de combustível elétrica e uma unidade emissora e tem de os instalar você mesmo. Sem mencionar que muitos dos depósitos aftermarket são muito quadrados e não têm a configuração certa, e são caros. Pensei, porque não arranjar um depósito de estilo OEM com uma bomba de combustível feita para ele. O depósito escolhido para este projeto foi um depósito de 19 galões (70L) de um Chevy Blazer de 2002. As dimensões são 33" X 22" X 10 1/2". Exemplo aqui.

2. Encher os depósitos
Decidi que a forma mais simples é encher ambos os depósitos de uma vez através de um encaixe divisor. Ao abastecer num posto de combustível, ambos os depósitos são enchidos de uma vez. Embora fosse bom isolar ambos os depósitos, em termos de dinheiro não fazia sentido para mim. O depósito auxiliar está localizado um pouco mais alto do que o depósito OEM, pelo que o depósito OEM encher-se-á primeiro.

Diagrama:
Image

Divisor bruto (ou "y") encaixe:
Image

3. Transferir combustível
O combustível do depósito auxiliar será transferido para o depósito OEM através de uma bomba. A bomba OEM do Blazer do depósito auxiliar será ligada através de um interruptor para iniciar a transferência.

Aqui está a configuração na cabine (ignore o orifício de perfuração):
Image

Este medidor Autometer escurece quando os faróis estão ligados e pisca quando o combustível é inferior a 10%. Este foi o único local que restou para o montar que não tinha reforço estrutural (muitas vezes metal) por trás e eu não queria um suporte de medidor no painel. Terá de desligar o interruptor quando o medidor estiver a 0% (ou mais cedo, se quiser). Atualmente, a bomba do Blazer demora aproximadamente 20-30 minutos a esvaziar totalmente o combustível auxiliar para o depósito OEM.

Se olhar acima para o gargalo de enchimento de origem e agora para esta imagem, notará que a ventilação de 5/8" para o depósito auxiliar foi adicionada:
Image

A gola é essencialmente um funil com outro funil esmagado à volta, sendo a parte interior para combustível e a exterior para os fumos ventilados. O encaixe da mangueira para o depósito auxiliar teve de ser (cuidadosamente) soldado à parte exterior desta gola, de forma semelhante à linha de ventilação OEM. O gargalo de enchimento tem de ser puxado para fazer isto, e é provavelmente a parte mais difícil, uma vez que o metal é fino e mais difícil de soldar. Esteja ciente disto.

Diagrama da gola:
Image

Aqui está uma foto do encaixe "y" que divide o gargalo de enchimento para cada depósito:
Image

A linha da bomba de combustível do depósito auxiliar é ligada ao lado do depósito OEM do divisor. Se o depósito OEM estiver cheio e a bomba do depósito auxiliar estiver ligada, o combustível voltará para o depósito auxiliar. A linha de 5/8" vai diretamente para a ligação de ventilação do depósito auxiliar. Uma vez que o depósito auxiliar utiliza um enchimento de 2", foi feito um aumento de 1" para 2".

Outro ângulo mostrando a linha da bomba de combustível no lado do depósito OEM do divisor:
Image

4. Linha de evaporação
Com esta configuração, o sistema de evaporação não é tocado. O sistema de evaporação Xterra utiliza uma válvula de paragem mecânica que só funciona quando o depósito OEM está entre 1/4 e 3/4 cheio. Os testes no depósito principal resultaram em nenhum combustível a passar por esta válvula de paragem quando o depósito OEM foi enchido até ao topo. Por isso, a boa notícia é que não há necessidade de fazer nada, incluindo instalar qualquer evaporação para o depósito auxiliar. Notará nas imagens acima que as linhas foram movidas um pouco, mas não foram modificadas.

5. Montagem do depósito
A montagem do depósito foi conseguida através de uma gaiola de montagem e é totalmente aparafusada, exceto para duas placas de montagem soldadas. A barra transversal para o guincho do pneu sobresselente foi removida. As placas de montagem foram soldadas à calha transversal interior para a gaiola aparafusar. Além disso, a gaiola aparafusa na mesma localização que o para-choques traseiro, reutilizando os dois parafusos mais interiores, creio.

Image

Aqui está uma imagem da gaiola na sua infância, juntamente com uma proteção de alumínio e um escudo térmico:
Image

Aqui está como o depósito real é aparafusado:
Image

Image

A proteção pode ser removida separadamente da gaiola e fica a cerca de 0,5-1" de distância do depósito (o depósito não tem uma forma perfeita). Imagem:
Image

Depósito com proteção instalada:
Image

Image

Image

Image

Números de peças e preços (em CAD):

Depósito de combustível: GM18D, $201.27
Módulo de combustível: SP414M, $396.48
Conjunto de correias para o depósito: ST122, $81.21
Medidor digital de combustível Autometer: 6310, $129.46

17 horas de mão de obra e diversos (fiação, porcas/parafusos, tinta, varetas de soldadura, etc.) $2992 CAD.

Total: ~$3800 CAD = ~$2858 USD

Se alguém estivesse disposto a replicar isto, tenho a certeza de que ficaria abaixo dos 2 mil USD porque haveria menos margem de lucro nas peças e grande parte dos testes e cálculos estão essencialmente feitos.

#5 ·
#15 ·
Poderia dar uma olhada no que eles têm aqui https://www.summitracing.com/search...ells?PageSize=100&SortBy=Default&SortOrder=Ascending&tw=gas tanks&sw=Fuel Cells Eu os usei ao longo dos anos para algumas das construções que fiz. Eles têm um ótimo atendimento ao cliente e suporte técnico que pode lhe dar algumas ideias sobre como fazer o seu projeto da melhor forma.
Parece promissor, os tanques OEM podem ser um pouco grandes demais para o que eu estava procurando. Terei que reduzir para alguns e ver qual é o custo total.

#7 ·
Instale a tubulação para encher o tanque de combustível auxiliar. Não use uma bomba. Linha da parte inferior do tanque de combustível auxiliar para um ponto mais baixo no tanque principal. Deixe a gravidade alimentar o tanque principal a partir do tanque auxiliar. Sem mexer com eletricidade ou fiação ou qualquer coisa? Meu pensamento inicial.

#8 ·
Em motocicletas, vi onde eles conduzem o respiro do tanque principal para o tanque auxiliar e deixam a gravidade alimentar o gás do auxiliar para o respiro do principal. Então ambos os tanques respiram através do respiro do tanque auxiliar. Claro que pode não ser tão fácil montar o tanque auxiliar mais alto que o tanque principal em um X...

#9 ·
Em motocicletas, vi onde eles executam o respiro do tanque principal para o tanque auxiliar e deixam a gravidade alimentar a gasolina do auxiliar para o respiro do principal. Então ambos os tanques respiram através do respiro do tanque auxiliar. Claro que pode não ser tão fácil montar o tanque auxiliar mais alto que o tanque principal em um X...
O todo não precisa ser mais alto. Eu ficaria confortável com a parte inferior do tanque auxiliar chegando a 3/4 do tanque principal com a linha alimentada por gravidade entrando na marca de meio tanque no tanque principal. Assim que você vir seu medidor de combustível começar a cair abaixo de meio tanque, você saberá que seu tanque auxiliar está vazio.

#11 ·
A solução completa parece que deve funcionar.

Mas, por que conectar os dois tanques? Acho que seria muito mais fácil ter um interruptor para controlar qual tanque está ativo.

Você teria que fundir as duas linhas de combustível em algum ponto e configurar as bombas de combustível para funcionar com o interruptor, mas parece ser só isso (pelo menos na minha opinião).

#12 ·
A solução de enchimento parece que deve funcionar.

Mas, por que conectar os dois tanques? Acho que seria muito mais fácil ter um interruptor para controlar qual tanque está ativo.

Você teria que fundir as duas linhas de combustível em algum ponto e configurar as bombas de combustível para funcionar com o interruptor, mas parece ser só isso (pelo menos na minha mente).
Antigamente, tanques duplos em picapes eram comuns - e eles usavam um solenóide de combustível de tanque duplo que dividia a linha - 2 linhas entrando - uma indo para o motor. Aperte o botão e ele mudava de um para outro. Não tenho certeza se isso funcionaria no X, mas não vejo por que não? Basta pesquisar no Google solenóide de tanque de gasolina duplo e ver muitos exemplos.

A vantagem que eu poderia ver é que você não terá que mexer com o tanque OEM - basta adicionar o segundo tanque, dividir as linhas, instalar o solenóide.

Assinado. Eu adoraria ter um segundo tanque

#16 ·
/ said:
Isso porque os veículos antigos tinham uma bomba mecânica fora do tanque, então você poderia simplesmente colocar dois alimentadores vindo da bomba para cada tanque, com uma linha para o motor. Nossas bombas de combustível estão no tanque, então isso não funcionará. Se você quisesse um sistema duplo, talvez tivesse que conectá-lo até a linha de alimentação principal para o motor e seria mais complicado (pelo menos na minha opinião).
Isso não é verdade, pois a Ford continuou usando tanques duplos com injeção de combustível. No entanto, eles acabaram com eles, então talvez houvesse uma razão.

No entanto, não acho que onde a bomba está mude alguma coisa. Uma bomba de combustível elétrica normal tem um desvio interno e bombeia combustível constantemente. Qualquer combustível que o motor não precise é simplesmente recirculado de volta para o tanque. Sua bomba de combustível está ligada se você girar a chave para funcionar, mesmo quando o motor não está funcionando. Então, se você tivesse uma configuração de tanque duplo, eu acho (não tenho provas) que deixar ambas as bombas funcionando não deveria ser problema, pois aquela que não está habilitada através do divisor apenas circularia continuamente o combustível sem usar nenhum. Pelo menos eu acho que seria o caso - eu nunca investiguei isso tão profundamente.

#17 ·
Isso não é verdade, pois a Ford continuou a usar tanques duplos com injeção de combustível. No entanto, eles se afastaram deles eventualmente, então talvez houvesse uma razão.

No entanto, não acho que onde a bomba está mude alguma coisa. Uma bomba de combustível elétrica normal tem um desvio interno e bombeia combustível constantemente. Qualquer combustível que o motor não precise é simplesmente recirculado de volta para o tanque. Sua bomba de combustível está ligada se você girar a chave para funcionar, mesmo quando o motor não está funcionando. Então, se você tivesse uma configuração de tanque duplo, eu pensaria (não tenho provas) que deixar as duas bombas funcionando não deveria ser problema, pois aquela que não está habilitada através do divisor apenas circularia continuamente o combustível sem usar nenhum. Pelo menos eu acho que seria o caso - eu nunca investiguei isso tão profundamente.
Há uma infinidade de sistemas de tanques que os fabricantes lançam (como tanques de sela duplos em Audis que são conectados por uma linha e têm duas bombas, uma apenas para jogar combustível para o outro lado) ou Land Cruisers com bombas e tanques duplos, etc. Meu ponto é que o sistema antigo com a bomba externa era fácil de operar dois tanques separados com a mesma bomba.

Eu não acho que com o nosso seria tão fácil. Não tenho certeza sobre o roteamento para o motor e se mexer com essa parte causaria problemas. Se você tivesse a bomba auxiliar ligando com a bomba principal e instalasse uma linha de retorno do tanque principal para o tanque auxiliar, ainda haveria o problema de levar o combustível de volta para o tanque auxiliar, pois ele será montado mais alto. Você precisaria de outra bomba ou algo assim... minha cabeça dói só de pensar nisso lol!

#19 ·
Esteja ciente de que isso vai enlouquecer os cálculos de DTE (distância para o vazio), pois ele está monitorando o nível de combustível em seu tanque principal para calcular, e ele acha que você só tem ~18 galões. Sua leitura atual de MPG (milhas por galão) provavelmente estará OK, pois ela está sendo derivada da taxa de fluxo.

#20 ·
Esteja ciente de que isso vai enlouquecer os cálculos de DTE (distância para vazio), pois está observando o nível de combustível em seu tanque principal para calcular, e ele pensa que você só tem ~18 galões. Sua leitura atual de MPG (milhas por galão) provavelmente estará OK, pois isso está sendo derivado da taxa de fluxo.
Deve estar OK, como afirmado, o DTE é baseado em seu MPG atual e no nível atual no tanque principal. Então, se meu tanque estiver quase vazio e o DTE disser, por exemplo, 50 milhas, e eu ligar a bomba auxiliar para encher o tanque, ele deve recalcular o DTE como se eu tivesse acabado de encher o tanque em um posto de serviço, certo? Tenha em mente que a bomba auxiliar não estará reabastecendo continuamente o tanque principal, apenas quando eu a ligar. Se estivesse constantemente ligada, talvez houvesse um problema.

#21 ·
Só para dizer, o fiasco do photobucket tornou isto um grande PITA a tentar ver o que as pessoas em outros fóruns fizeram! De qualquer forma, depois de conversar com um amigo mecânico meu, tanques estilo top filler podem ser muito apertados para usar no local que eu quero (principalmente devido ao membro cruzado para o suporte do pneu sobressalente). Olhando para algumas opções de enchimento lateral, muito provavelmente uma célula de combustível. Muitas células de combustível estão disponíveis com uma unidade de envio e bomba (e eles te dizem a leitura de ohms da unidade de envio para cheio e vazio, o que é bom).

Se for o caso, posso considerar usar o painel lateral traseiro de plástico como um ponto de enchimento, em vez de tentar fazer o gargalo de enchimento do Nissan Patrol funcionar. Eu gostaria de usar o lado do motorista, mas o canister de evaporação está lá, então não tenho certeza se há espaço suficiente. Vou tirar os painéis laterais e ver o que pode ser feito lá. Além disso, se este projeto causar códigos não resolvidos ou for um grande fracasso, a única coisa que eu precisaria retornar ao estoque seria um novo painel lateral de plástico e uma nova mangueira de borracha para o gargalo de enchimento para substituir a peça que eu planejo emendar.

Estou no processo de comprar um segundo veículo. Vendi meu Corvette que rodou apenas 2 mil milhas nos últimos dois anos para liberar algum capital. Eu odiava lavá-lo (atualmente em um condomínio) e minha noiva não podia dirigi-lo, então ele apenas ficou parado. Quando eu encontrar um segundo veículo, isso avançará muito mais rápido, pois não precisarei do X como DD. Com certeza postarei uma lista de peças adequada e, em seguida, iniciarei um novo tópico no how-to para instalação.

#23 ·
O VQ é um sistema sem retorno, então o desvio está na bomba de combustível no tanque, eu recomendaria não mexer com um divisor.

De longe, a maneira mais fácil seria a ideia original de ter uma bomba de transferência do tanque auxiliar para o tanque principal. Você não gostaria que a bomba auxiliar funcionasse o tempo todo, porque uma vez que estiver vazia, ela queimará a bomba. Você pode usar um sensor de nível de combustível para criar um desligamento automático, o sensor de combustível é apenas um resistor, então a saída é uma voltagem variável, quando o sensor chega a uma voltagem específica, você pode fazer com que a bomba de combustível auxiliar desligue.
\nO sensor de combustível de fábrica e o medidor de combustível reagem muito rapidamente, então você não precisaria se preocupar em transferir combustível apenas quando seu tanque principal estiver quase vazio, eu enchi meu caminhão enquanto ele estava funcionando e o aumento no nível de combustível estava registrando quase imediatamente.

Quanto aos cálculos DTE e MPG, quem se importa, eles estão incorretos de qualquer maneira. Meu odômetro está cerca de 10% lento e o velocímetro cerca de 5% com pneus 255/85/16.

#24 ·
O VQ é um sistema sem retorno, então o desvio está na bomba de combustível no tanque, eu recomendaria não mexer com um divisor.

De longe, a maneira mais fácil seria a ideia original de ter uma bomba de transferência do tanque auxiliar para o tanque principal. Você não gostaria que a bomba auxiliar funcionasse o tempo todo, porque, uma vez vazia, ela queimará a bomba. Você pode usar um sensor de nível de combustível para criar um desligamento automático, o sensor de combustível é apenas um resistor, então a saída é uma tensão variável, quando o sensor chega a uma tensão específica, você pode desligar a bomba de combustível auxiliar.

O sensor de combustível e o medidor de combustível de fábrica reagem muito rapidamente, então você não precisaria se preocupar em transferir combustível apenas quando seu tanque principal estiver quase vazio, eu enchi meu caminhão enquanto ele estava funcionando e o aumento do nível de combustível estava registrando quase imediatamente.

Quanto aos cálculos de DTE e MPG, quem se importa, eles estão incorretos de qualquer maneira. Meu odômetro está cerca de 10% lento e o velocímetro está cerca de 5% com pneus 255/85/16
Você poderia detalhar o desligamento automático e vincular uma peça? Eu sou mais do tipo visual. Um interruptor momentâneo para ativar a bomba com um desligamento automático seria ideal, especialmente se o interruptor for ativado acidentalmente.

#25 ·
Quanto ao sistema de evaporação, desde que você tenha tudo selado, você não deve ter problemas. O principal problema seria que o ECM só pode monitorar os níveis de pressão dentro do tanque principal, e todas as ações de purga/ventilação seriam baseadas nisso. O vácuo que é aplicado ao sistema é apenas o vácuo do motor, com a válvula de purga permitindo e interrompendo a entrada de ar no coletor de admissão do sistema de evaporação. A válvula de ventilação abre e fecha para permitir que a pressão seja liberada quando o motor está desligado.

É essencialmente assim que o sistema EVAP funciona.

#27 ·
Fiz hoje medições mais precisas e detalhadas. Depois de analisar a folga para o ângulo de saída do pára-choques traseiro, o tanque não pode ser tão espesso, talvez uma altura de 10 polegadas, mas muito provavelmente um pouco menos porque pretendo montar um protetor para protegê-lo. Outra opção é usar um tanque retangular antes da travessa de onde o estepe pende e possivelmente um segundo tanque auxiliar na frente/sob a travessa do estepe. Inicialmente, eu esperava cerca de 20 galões, então agora estou procurando tanques de combustível que se encaixem nas dimensões, mais sobre isso na próxima semana.

Vou usar algo como isso para o meu medidor e para ativar a bomba. Tenho que verificar com eles qual a resistência para a qual o medidor é classificado. Normalmente, as unidades de envio são de 0 a 90 ohms, mas isso varia.

#29 ·
Corte o suporte do pneu sobressalente.
Não é tão simples, mesmo que ele não estivesse lá, a altura do tanque ainda seria limitada a cerca de 10-12 polegadas para o ângulo de saída e para deixar espaço para as linhas na parte superior. Vou cortar as laterais (é em forma de U) e manter a parte superior. Então, vou fabricar um suporte dele para o outro membro transversal em direção à frente. Isso servirá como montagem para o tanque e a proteção inferior.

#32 · (Edited)
Eu consideraria um único tanque de combustível de alto volume.

Que tal trocar o tanque de combustível de um Titan?
O tanque Titan padrão deve ter cerca de 28 galões e os Titans de 08 com cama longa tinham um tanque de 36 galões.
Se você tiver sorte, a fiação dos tanques pode ser a mesma.
Se você decidir trocar uma bomba Xterra, pode ser uma aposta decidir usar uma bóia de combustível Titan ou Frontier/Xterra.

#35 ·
#36 · (Edited)
Então, decidi por um tanque da RCI. Se me lembro bem, ele está na categoria de célula de combustível de alumínio para rua, com dimensões de 30x12x9" e capacidade de 15 galões. Não era comum encontrar um tanque com uma unidade de envio e uma provisão de enchimento lateral remoto, dada a restrição de altura. Acredito que o estepe tenha aproximadamente 10" de largura para referência, além de poder cortar a travessa que segurava o estepe, se precisar.